Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Envenenamento em gatos e cachorros: o que fazer nessas horas?


A intoxicação de cachorros e gatos por produtos tóxicos de forma acidental ou pelo uso irresponsável de venenos ocorre com frequência! Cachorros e gatos podem sofrer diversos tipos de envenenamentos. Produtos de limpeza, venenos para ratos, plantas e alimentos tóxicos e pesticidas utilizados em jardins podem ser ingeridos de forma acidental. Saiba o que fazer se você suspeita se o seu animal de estimação está envenenado. 
Você suspeita que seu animal foi intoxicado devido a ingestão de qualquer tipo de veneno? Os sintomas são típicos e caso você tenha receio que isso tenha ocorrido com o seu cão ou gato de estimação, saiba sobre os principais sintomas aqui e o que você pode fazer. 

Sintomas do envenenamento em cachorros e gatos
Logo após a ingestão ou mesmo o contato com o produto venenoso, alguns dos sintomas aparecem imediatamente
Não importa o tipo de produto tóxico ingerido pelo cão ou gato, os sintomas começam no sistema nervoso central e levam aos demais sintomas. A intensidade desses sinais depende da quantidade ingerida.
Gatos podem demonstrar os sintomas de forma mais sutil que os cães, e o proprietário demora a perceber. A razão disso é que os gatos, muitas  vezes, ingerem quantidades menores do veneno. De forma geral, os sintomas mais comuns nas intoxicações por raticidas entre os cães e gatos são:

  • apatia: não responde a estímulos e há mudança brusca do comportamento normal;
  • salivação excessiva, misturada ou não com vômitos;
  • podem ocorrer fortes tremores musculares ou fraqueza: o animal não consegue ficar em pé;
  • pode ocorrer sangue na urina;
  • o animal não come e nem e bebe água.


O que fazer com um cão ou gato que ingeriu raticida?

Saber o que fazer pode fazer a diferença entre a vida e a morte de um animal!


Envenenamentos são emergências e, nesses casos, o ideal é procurar um médico veterinário o mais rápidopossível! 
Essa regra vale para qualquer tipo de envenenamento: seja por ingestão acidental de chocolate, medicamentos de uso humano, como a aspirina, substâncias de uso não legalizado, como amaconha, ou mesmo plantas e flores tóxicas comuns em jardins!
Para tratamento, tentativas de recuperação e alívio dos sintomas, podem ser necessárias a realização de alguns procedimentos pelo médico veterinário: lavagens gástricas, uso de carvão ativado, que auxilia na eliminação do veneno no trato digestivo, aplicação de antídotos e demais procedimentos relacionados.
Cães e gatos que sobrevivem às intoxicações correm o risco de ficar com sequelas dependendo da substância ingerida: tiques nervosos e convulsões esporádicas podem ser consequências da ingestão de raticidas.

Envenamentos de gatos e cachorros por raticidas: um caso à parte e infelizmente uma realidade

Uso irresponsável de raticidas é crime! A venda de muitos destes compostos ocorre de forma ilegal


Muitos dos venenos raticidas são de uso ilegal. À base de anticoagulantes como a warfarina,  são perigosos, letais, e causam hemorragias internas. Alguns produtos são tão perigosos que o comércio desse tipo de substância é ilegal. O “chumbinho” é um desses compostos à base de pesticidas ainda utlizados como agrotóxicos em lavouras, como estricnina, arsênico e carbamato. 
Existe o mito do uso do feijão cru para eliminação e controle de ratos. Espalhou-se na internet devido a uma interpretação errônea de um trabalho científico no qual ratos alimentados com feijão morreram ao final de um experimento em condições controladas.
Dedetização e controle de pragas é trabalho para profissionais especializados na área. Se você não tem conhecimento sobre o assunto e enfrenta problemas com infestações, procure um profissional para ajudá-lo.
Um levantamento realizado em Brasília/DF detectou que foram atendidos aproximadamente mil pacientes humanos intoxicados de forma acidental ou não entre os anos de 2004 e 2005!
Não existem dados precisos publicados atualmente sobre o número de animais atendidos diariamente nas clínicas veterinárias, mas, com certeza, a ocorrência é alta: praticamente todo veterinário tem um caso de intoxicação desse tipo para contar.  Caso isto ocorra com o seu pet, peça um laudo ao médico veterinário. Considere a possibilidade de encaminhar um corpo do animal para uma necropsia. Registre um Boletim de Ocorrência na polícia. Além de ser crime de maus-tratos contra os animais, a comercialização desse tipo de produto de forma clandestina é crime com penalidades previstas em lei.
Atenção: Envenenamentos são casos de emergência e o tempo é crucial nesses momentos: quanto mais cedo for socorrido, maiores serão as chances de sobrevivência de um animal envenenado. Tenha sempre um telefone ou contato de um serviço veterinário de urgência 24 horas!
Fonte: http://www.agendapet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário