Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ar condicionado: conforto pode colocar em risco a saúde dos olhos


Para quem se sente aliviado nesses dias de calor e seca quando se refugia no frescor de um bom ar condicionado é bom tomar cuidado. Esse conforto todo, principalmente para quem fica horas confinado em ambientes fechados, pode afetar a saúde dos olhos. Para se ter uma ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incidência da síndrome do olho seco sobe entre 10 e 20% nesses casos.

Segundo o oftalmologista Celso Boianovsky os pacientes costumam se queixar de olhos vermelhos, ardência, coceira, sensação de corpos estranhos e visão embaçada. Sintomas que em cidades de clima seco como a Capital Federal se apresentam com frequência, mas que para pessoas em ambientes refrigerados podem ficar ainda mais intensos. “Pesquisas apontam que o risco de contaminação nos olhos nesses casos chega a dobrar. Tudo porque nesses ambientes o ar perde ainda mais umidade com o resfriamento, afetando a produção lacrimal. Assim o órgão fica ressecado, sem sua lubrificação natural, e mais sensível a vírus, bactérias, fungos e demais agentes”.

E o problema se torna ainda maior em casos que o ar condicionado fica no trabalho ou em casa. Isso significa que o tempo e a frequência com que o indivíduo se expõe são elevados. “O olho possui três camadas da lágrima, uma oleosa, uma aquosa e outra protéica. Nesses ambientes gelados e secos há uma maior evaporação da camada aquosa”, explica o médico.

E o alerta vai além. O oftalmologista Jonathan Lake conta que as condições de muitos aparelhos não são as melhores. A OMS ressalta que 30% dos equipamentos instalados em empresas no país não têm manutenção de higiene adequada, facilitando a proliferação de micro-organismos nocivos à saúde. “No caso das empresas, as pessoas ainda ficam por horas na frente do computador, e quando estão concentradas costumam piscar menos. Isso também diminui o processo de lubrificação dos olhos. Uma boa dica é fazer pausas de cinco minutos para deixar os olhos descansarem”, ressalta.


Fonte: http://www.portaldaoftalmologia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário